Personalizar uma intranet através do Managed Metadata

Repost de um artigo que escrevi para o site da Comunidade Portuguesa de SharePoint a 17 Janeiro 2011

Personalizar uma intranet através do Managed Metadata 

Num projecto recente para a criação de uma intranet para uma empresa nacional que opera em várias localizações geográficas fui confrontado com um desafio: Apresentar, sempre que possível, a informação relevante ao utilizador e minimizar o número de locais diferentes a visitar para obter informação relevante.

 

Sendo este um projecto a desenvolver sobre SharePoint 2010, e tendo a equipa já alguns meses de experiência com esta versão, decidimos recorrer ao Managed Metada e “casá-lo” com o User Profile como forma de personalizar a informação.

Eis os pontos-chave desta ideia:

1. Escolher campos-chave do User Profile (Localização, Departamento, Grupo, entre outros)

2. Criar uma hierarquia de termos no Managed Metadata com os nomes dos campos-chave seleccionados contendo todos os termos possíveis (todas as Localizações, todos os Departamentos, etc…)

3. Determinar, na Arquitectura de Informação do projecto, quais as listas e document libraries onde utilizar colunas do tipo Managed Metadata mapeadas para a hierarquia referida acima

4. Criar webparts para filtrar estas listas e document libraries de acordo com as user profile properties do utilizador que está “logged in”

Esta solução permitiu-nos criar, por exemplo, listas de notícias personalizadas para cada utilizador (as notícias do Meu Departamento, as notícias da Minha Localização…), ou resultados de pesquisa com “afinadores” que permitem filtrar todos os resultados por propriedades que o utilizador já conhece e sabe utilizar.

Sendo o Managed Metadata um ponto “central” de definição e armazenamento de meta-informação sabemos que podemos fazer crescer a intranet sempre com este ponto de apoio, seja na criação de listas, seja na utilização de “Tags & Notes” que permite a qualquer colaborador da empresa classificar qualquer tipo de conteúdo de acordo com aquilo que são, na prática, propriedades de perfil do utilizador.

http://www.sharepointpt.org/archive/2011/01/17/personalizar-uma-intranet-atrav%C3%A9s-do-managed-metadata.aspx

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s